terça-feira, 6 de novembro de 2012

Exame Nacional do Ensino Médio

"É só uma prova..." disse o aluno a professora, que logo corrigiu-o "não é só uma prova... é A Prova!".

Pois é. O tão temido ENEM foi neste final de semana que se passou. Estudantes foram para as escolas no sabado e no domingo para fazer o tão temido teste, a prova de que todos os professores falam como se fosse um bicho de sete cabeças. E querem saber? Não é.

Sim, é uma prova absolutamente cansativa, o tempo (principalmente do segundo dia) é insuficiente e aturar pessoas abrindo cheetos do seu lado não é o que você espera quando vai fazer uma prova para decidir o seu futuro, mas isso não faz dela uma prova impossivel. Pra passar é só estudar e aprender a ficar 5 horas em uma sala fazendo uma prova.

Mas já que todos já falaram desses tópicos acima, vamos as considerações do ENEM 2012:

1º) Não foi só eu que percebi isso, mas a prova estava mais dificil que o ano passado. Exigia mais conhecimento do conteudo por parte do aluno.

2º) O tema de redação foi fantástico! Eu não esperava nenhum daqueles "possiveis" temas que todos comentava. RIO+20? Belo Monte? Mensalão? São assuntos muito ligados a politica. Não podemos esquecer que o ENEM é realizado pelo MEC.

3º) A organização tem que ser melhorada. Todo um estudo em cima do tempo até um estudo sobre o conforto das carteiras que os estudantes são obrigados a sentar para fazer a prova. Sim, esse novo formato do ENEM é ótimo, mas a cada ano o MEC tem que aprender com os erros, e não mante-los.

4º) A última consideração fica por conta de uma melhor escolha de questões. Várias questões de Linguagens traziam como tema o fato de a comunicação ser muito mais importante do que a o uso da linguagem culta, enquanto outras traziam palavras que nem quem lê muito conhece. Achei isso bem estranho, mas não é tão importante, pois as questões são feitas por professores diferentes.

Não posso deixar de lembrar da questão em que um trecho da letra de "A Dois Passos do Paraiso - Blitz" aparece. Podemos criar uma campanha por um ENEM com mais Blitz?

O exame vêm crescendo, prova disto é que não houve nenhuma grande falha como nos anos anteriores. Mercadante, continue fazendo um bom trabalho e o ENEM vai ser o que ele vale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário